Arbitral define Carioca de 2017 mais enxuto e com 12 clubes na última fase

Em arbitral realizado na tarde desta terça-feira na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), ficou definido que o Campeonato Carioca de 2017 será mais enxuto em sua fase principal e contará com apenas 12 clubes, diferentemente deste ano, quando 16 times estavam na disputa.

Deste modo, seis equipes disputarão uma etapa preliminar: os dois que subiram para a Série A (Nova Iguaçu e Campos), e os quatro últimos colocados antes dos rebaixados América e Friburguense, no caso, Tigres, Portuguesa, Cabofriense e Bonsucesso. O campeão e o vice se classificam para a fase final.

Os quatro clubes considerados grandes – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – já ingressam diretamente na fase principal.

Taça Guanabara, Taça Rio e dois grupos

Uma vez definido os 12 times, a fase principal será dividida em dois grupos de seis para a disputa da Taça Guanabara. Os primeiros e segundos colocados de cada chave se enfrentam em semifinal e final, ambas em jogo único.

Terminada a Taça GB, inicia-se a Taça Rio no mesmo formato.

Os campeões de ambas têm vaga garantida na semifinal do Estadual. Os outros dois semifinalistas serão oriundos das melhores campanhas na classificação geral.

Vantagem só nas semifinais

A vantagem do empate será dada somente nas semifinais. No caso, na Taça Guanabara e na Taça Rio usufruirão do benefício os primeiros colocados dos grupos. Já nas semifinais do Estadual, os beneficiários serão os campeões de cada torneio.

Se a final terminar empatada, a disputa se dará nos pênaltis.

Caso um clube seja campeão tanto da Taça GB quanto da Rio, os outros três semifinalistas serão formados pelos melhores colocados na classificação geral.

Rebaixamento

Os quatro clubes que não conseguiram se classificar no hexagonal inicial voltam a se enfrentar entre si para definir os dois rebaixados para 2018.

(Via agência de notícia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *